Instalando freios a disco na traseira do buggy

     Derivados dos fuscas, os buggys utilizam originalmente freios a tambor nas rodas traseiras. O tráfego em barros e areias acelera o efeito abrasivo, e provoca um desgaste prematuro das lonas e do próprio tambor de freio, forçando a necessidade de frequentes regulagens das lonas e do freio de estacionamento. De outra parte, os freios dianteiros, que via de regra são a disco, se revelam ajustados e com eficiência duradoura. 

     Isto levou o mecânico e bugueiro do Papa-Terra Valdersi Eisclasedt a desenvolver uma interessante adaptação de discos para o sistema de freios traseiro dos buggys. Cada buggy possui as suas peculiaridades, que trazem um caráter artesanal à adaptação, mas os componentes são comuns a todos. A escolha dos discos e pinças deve levar em consideração a forma e o tamanho compatíveis com o espaço disponível. Foram testados e aprovados os discos dianteiros de corolla e as pinças traseiras de tempra e marea, mas em se tratando de adaptação, tem-se que considerar a disponibilidade, e muita coisa pode ser experimentada. Os outros componentes são os cabos de freio de mão, parafusos, arruelas, alguma tubulação adicional para a condução do fluído de freio, e duas chapas para a fixação das pinças aos semi eixos traseiros.

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3 respostas a Instalando freios a disco na traseira do buggy

  1. Carlos Ramos disse:

    Srs, bom dia. Em pesquisa na Internet encontrei o site do Clube Papa Terra, onde fiquei interessado pelas trilhas que fazem. Recentemente comprei um Buggy e preciso de algumas informações as quais julgo que os senhores podem me fornecer. Preciso saber se os buggys que vi no You tube são tracionados (4X4; 4X2), quais as medidas dos pneus, se há um preparo especial dos buggys para fazer trilha, enfim, gostaria de receber informações necessárias para realizar essa atividade. Moro no Sul de MG e ficaria grato pelas informações que podem ser direcionadas ao meu email. Grato,

    Carlos

    • admin disse:

      Olá Carlos.
      Os buggys possuem apenas tração nas rodas traseiras, salvo adaptações. Pode ser o caso das que vistes no YouTube.
      Quanto às rodas, nós aqui do Papa-Terra preferimos rodas 15″ na traseira e na dianteira. Entretanto, a maioria dos buggys usa rodas 14″ na dianteira em razão do espaço disponível. Além do tamanho das rodas há que se considerar os pneus: Aqui os buggys são muito usados em aventuras fora de estrada, onde quanto mais alto melhor. Assim, preferimos na traseira pneus 265/70 15, ou 31 10,5. Sempre os maiores que couberem. Na dianteira, frequentemente 185 a 205/70 14. Se disponíveis, preferimos pneus dianteiros /80.
      Quanto a preparo, a maioria de nossos buggys é original. Usamos as suspensões na altura maior possível.
      Um abraço
      Jairo Gutterres

  2. Márcia Rio disse:

    Senhores,

    Eu e meu marido nos mudamos para Natal/RN e desejamos aventurar pelas dunas desta bela região. Para tanto, a compra de um Buggy é ideia que não nos sai da cabeça.
    Tendo em vista nossa inexperiência, solicito-lhes toda e quaisquer informações que acharem relevantes e importantes para uma compra acertada.
    Saliento de temos disponível o valor de cerca de R$10.000,00 para a realização desse desejo. Conseguiremos um bom veículo com esse valor? O que observar? Quais os problemas mais frequentes? Qual é o tipo de freio recomendável? Sugerem que pneus? O que perguntar ao proprietário? Como definir se o custo benefício está a nosso favor?
    Já agradeço-lhes.

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