Expedição de Verão Papa-Terra

     No período de 07 a 15 de janeiro o Buggy Club Papa-Terra realizou a Expedição Lagoas do Sul, de Cidreira a Chuí. Como de costume, a proposta da viagem foi oferecer aos bugueiros no período de férias a oportunidade de desfrutar da liberdade de andar com os buggys por um longo percurso pela costa marítima, e explorar as belezas do litoral. Foi surpreendente a quantidade de tartarugas marinhas encontradas mortas na praia, especialmente entre Cassino e Hermenegildo.

     Na primeira metade da viagem ficamos sediados no Camping Estrela do Mar, em Balneário Hermenegildo.  De lá fizemos uma incursão até a extremidade sul da Lagoa Mangueira. Percorremos alguns quilômetros na margem leste, uma pequena amostra de sua extensa orla, onde nos deparamos com o frágil ecossistema do litoral sul, com cobertura vegetal incipiente e preservada, muito mais pelo acesso difícil do que pela consciência ecológica de nossa gente.

     No dia seguinte fomos até o nordeste do Uruguai. Estivemos no Parque Santa Tereza, caprichosamente administrado pelo exército. É uma área que contempla pelo menos quatro praias e uma das maiores áreas de camping da América do Sul. De lá seguimos para Punta del Diablo, onde experimentamos os tradicionais bolinhos de algas marinhas, preparados na hora.

     Na segunda etapa de nossa viagem, já em retorno, ficamos dois dias no Camping Rekanto da Lagoa, localizado em Barranco, São José do Norte. O local é uma verdadeira preciosidade da natureza, onde ainda pode-se encontrar mata nativa à beira da lagoa, livre das imensas plantações de pinus que alteraram a biodiversidade de grande parte do litoral gaúcho. É uma região habitada por pequenos pescadores, onde existem restaurantes dedicados à culinária e gastronomia com frutos do mar.

     Seguimos de retorno para Cidreira no domingo, com a sensação de que precisaríamos mais tempo para explorar o restante da "penínsola" e aproveitar mais aquela natureza privilegiada.

Esta entrada foi publicada em Clubes, Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *