Direção Defensiva e Segurança

DICAS PARA CONDUÇÃO SEGURA

 Previna-se

– Faça a manutenção preventiva de seu buggy;

– Faça um check list do que vai precisar na aventura;

– Ao dirigir, esteja atento em relação à movimentação das crianças;

– Use o cinto de segurança;

Conduzindo em comboio

– Ao formar um comboio, sempre designar um líder e um vassoura;

– Utilizar rádio transmissor para comunicação efetiva com os demais integrantes do comboio;

– Conduzir o veículo sempre a uma distância do veículo da frente, mínima de 20 e máxima de 50m (fora de estrada), e mínima de 40 e máxima de 100m em estrada. Caso o veículo da frente pare haverá espaço para os outros pararem e evitar acidentes;

– Sempre que o comboio parar, deixar um espaço de 5 m do veículo da frente; Caso precise o comboio manobrar, haverá espaço;

– Nunca ultrapassar os veículos do comboio. Facilitar a ultrapassagem dos demais veículos;

– Sempre usar o bom senso e o companheirismo;

Dirigindo na Areia

         Dirigir na areia exige o conhecimento de alguns procedimentos:

– Pressão dos pneus: Para iniciar a trafegar na areia, uma medida facilitadora é baixar a pressão dos pneus, deixando na traseira entre 10 e 12 libras, dependendo das condições de cada terreno, não esquecendo que é fundamental o uso de pneus com câmara.

         Na dianteira não baixar de 14 libras. Afinal, ao diminuir a pressão nos pneus se está aumentando o atrito, e consequentemente aumentando a carga a ser tracionada pela traseira. Deve-se evitar virar o jogo de direção do veículo, o que aumenta o atrito e consequentemente o esforço de tração.

– Reconhecimento do terreno: A travessia de dunas requer cuidado e experiência do piloto, pois elas  estão em constante mudança de formação, e frequentemente não se sabe o que nos aguarda adiante. Diante do perigo desconhecido, é aconselhável subir a duna antes, a pé.

– Iluminação: É sempre aconselhável trafegar com os faróis acesos, para assegurar visibilidade.

– Estabilidade: A maioria dos buggys usados para esportes fora de estrada possuem suspensões estendidas, o que lhes confere uma elevação do centro de gravidade e conseqüente redução da estabilidade. Assim, aprenda a reconhecer os limites do veículo, e lembre que a areia solta dificulta a derrapagem lateral. A descida deve ser feita sempre com o veículo engrenado e evitando acelerações ou freadas bruscas, o que pode provocar um atolamento.

Fonte referência: http://www.buggyclubese.com.br/

Dirigindo na água (Preserve o motor de seu buggy)

         Um dos principais obstáculos em trilhas de praias é atravessar as barras (foz de arroios que deságuam no mar ou em lagoas). Este é um desafio que arrepia qualquer um. Deve-se antes da travessia descer do buggy para avaliar a profundidade e as condições do terreno no local.

– Calço hidráulico: O motor de combustão foi concebido para aspirar e comprimir misturas gasosas. Se o motor aspira água (líquidos são incompressíveis), ocorre a tentativa de comprimir, e consequente dano a partes vitais do motor, como bielas, válvulas, cabeçote e até mesmo o bloco.

         Para evitar este desastre, é fundamental não submergir a tomada de ar do motor. A água também pode penetrar pela tubulação de escapamento, caso o motor apague com a saída de ar imersa. 

– Água no Sistema de Lubrificação: Mesmo aparentemente vedados, os motores possuem aberturas de inserção da vareta indicadora de nível do óleo e de fixação do distribuidor, pelas quais a água pode penetrar e misturar-se com o óleo lubrificante. A mistura do óleo com água deixa-o esbranquiçado e compromete suas propriedades lubrificantes, reduzindo severamente a vida do motor.  Após travessia por água profunda verifique ó nível do óleo (não deverá ter se elevado). Caso seja constatada a água no cárter, o óleo deverá ser trocado imediatamente. Leve consigo o óleo velho. Lembre-se que o descarte de óleo deve ser efetuado em locais apropriados, e todos somos responsáveis pelo patrimônio ambiental.

(Fonte referência: http://www.buggyclubese.com.br/

Dirigindo na orla

         A superfície da orla marítima apresenta variações de acordo de acordo com o vento predominante, as chuvas e as marés. Ao dirigir na praia tem-se que estar preparado para a ocorrência de água acumulada, arroios, barrancos e areia solta.

         A visibilidade na orla pode ser prejudicada pela maresia, que acumula-se no pára-brisa, e pela areia, às vezes carregada pelo vento. Além disso, a capacidade de frenagem é menor na areia, e a presença de água na praia pode resultar em aquaplanagem e perda de direção. Assim, a velocidade de tráfego deve estar de acordo com as condições da pista e a visibilidade. Nunca ultrapassar os limites do veículo e do próprio motorista.

Zelando pela preservação da natureza

– Procure minimizar os efeitos negativos de sua passagem pelos ambientes naturais. Lembre-se que naquele momento parte do equilíbrio da natureza está em suas mãos.

 – O lixo produzido na aventura deve ser recolhido para descarte futuro, em locais apropriados;

 – Caso veja um companheiro de trilha jogando ou deixando lixo, avise que ele esqueceu ou caiu objeto do seu veículo;

 – Nunca coloque o seu veículo em lago ou lagoa, onde a presença dele constitua uma ameaça à qualidade da água, à segurança, ou ao banho das pessoas.

 Fonte referência: http://www.zmz.esp.br

 

Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Direção Defensiva e Segurança

  1. Makendra disse:

    Got it! Thanks a lot again for hpelnig me out!

  2. Keli disse:

    I came, I read this aitrcle, I conquered.

  3. David De Souza Guimaraes disse:

    Tenho um Buggy Baby 1974, faz quatro(4)anos que está totalmente parado, mas sempre dentro garagem, agora quero efetuar uma restauração total no mesmo, sou residente na cidade de RIO GRANDE/RS, gostaria de saber se possível, alguma informação sobre a existência de oficina que faça estes serviços por aqui ou próximo.
    Cordialmente,
    David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *